quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bolo bom pra cachorro!




Este foi confeccionado especialmente para o aniversário de uma cachorrinha chamada Jully. A festa foi especialmente planejada e contou até com lembrancinha.

Esta moda já pegou faz tempo. Segundo Dri Vergasta Festas e Eventos, (http://drivergasta.blogspot.com/2011/04/festa-para-cachorro.html) em 1999 uma socialite carioca chamada Vera Loyola fez um pomposo aniversário para uma de suas cadelas, a Pepezinha, que comemorava 12 anos. Ficou muito conhecida na mídia por este ato. 
Desde então, vem surgindo uma infinidade de organizadores de eventos especializados em petiscos, bolos, lembrancinhas e ornamentação para cachorros. 


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bolo de Casamento

Tradicionalmente, o bolo é um dos principais símbolos em uma festa de casamento. Segundo o site Casamento & Cia, ele representa a fertilidade e abundância na vida do casal. Por isso, sempre tem uma posição de destaque no salão.
Este bolo foi confeccionado com um arranjo de flores do campo e cada andar envolvido por uma fita rendada na base, ambos feitos com pasta americana. A massa de pão-de-ló, foi recheada com chocolate, damasco e nozes.  Uma delícia!


Bolo Tinker Bell

Este foi um bolo confeccionado com muito carinho para uma graça de menina, muito inteligente por sinal.
A fada por cima do bolo é a Sininho (em inglês: Tinker Bell). Personagem fictícia na obra e no livro de James Matthew Barrie. É uma fada travessa, mas leal acompanhante de Peter Pan.
Na dublagem brasileira dos filmes do Peter Pan, a Fada Sininho, já teve três nomes diferentes. O primeiro que ela recebeu no Brasil foi "Tilim-Tim" (pode se escrever também como: "Ti-Lim-Tim" ou "Tilintim"), que foi usado em uma dublagem dos anos 50, feita para o primeiro filme do "Peter Pan" da Disney. Já na continuação "Peter Pan 2, o Retorno a Terra do Nunca", foi usado o segundo nome: "Sininho", que antes, já havia aparecido nas traduções brasileiras do livro do Peter Pan, e que também era o mais conhecido pelas pessoas. O terceiro nome "Tinker Bell" (que também é o nome original da personagem nos EUA), foi usado quando ela estrelou seu próprio longa metragem: Tinker Bell. Apesar de ter três nomes, ela é mais conhecida pelo segundo, Sininho.


Fonte: Wikipédia

Bolo com andar


Fiz este mimo de bolo, embrulhado para presente, para comemorar meu aniversário e da minha amiga Thaís, uma baiana arretada que adora um recheio de coco. Por isso, esta comemoração mereceu um bolo de dois andares com recheios que nós duas mais gostamos: coco, nozes e chocolate. A massa amanteigada combinou perfeitamente com os três recheios.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Torta Sedução


Seduz as pessoas ao olhar. Bolo de chocolate, recheado com morangos e coberto com creme e raspas de chocolate. Morangos mergulhados em chocolate derretido dão o toque final da sedução.

Bolo Super Fofo


Gente, este barquinho lindo é o barco-nave dos Super Fofos. Eles estão prontos para ajudar e salvar os animais em apuros. Para quem nunca assistiu segue o link.
http://www.youtube.com/watch?v=2kFW6p_-xbs&feature=related
Este desenho é bem educativo e ideal para crianças em torno de três aninhos. E que tal um super-bolo para acompanhar esse barquinho feito de pasta americana?



Este delicioso bolo foi feito com cenoura e cobertura de chocolate.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Torta de Nozes


Pão-de-Ló com pedacinhos de nozes, recheado com creme de nozes
e coberto com delicioso chantilly.

Torta de Morango


Bolo recheado com pedaços de morangos, coberto com chantilly, geléia e morangos in natura.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Torta de Chocolate Branco


Bolo de leite, recheado com delicioso chandelly branco, coberto com
chantilly e raspas de chocolate branco.

Torta de Bombom Serenata


Bolo marmorizado, recheado com chantilly, chocolate ao leite
derretido e pedacinhos de bombom serenata, coberto com chantilly,
chocolate derretido e calda de chocolate.

Torta de Coco e Ameixa


Pão-de-ló recheado com uma generosa camada de coco e outra de ameixa. A combinação dos recheios é formidável, ficando no ar um gostinho de quero mais.
As coberturas com creme chantilly e caracóis de coco incrementam o harmonioso sabor.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

História dos Bolos


Por causa da forma esférica, a etimologia da palavra “bolo” está ligada à bola, vindas ambas do latim.
A utilização de fermento para fazer a massa crescer, não foi universalmente adotada na Antiguidade.  Pode-se perceber claramente isto nos escritos da Bíblia onde se fala do “pão sem fermento”.
Para facilitar o cozimento do pão sem levedo, assavam-no em pedaços finos. Esse tipo de pão, de consistência dura, podia ser umedecido com molhos e ser comido como se fosse um bolo.
O pão foi o principal alimento dos egípcios por volta do século IV a. C. . Com o surgimento do fermento, surgiram grandes variações de pães e conseqüentemente de bolos.  Mais tarde os egípcios difundiram os pães e bolos em toda Roma.
Dentre as primeiras receitas que se tem registro, a que mais se aproxima dos bolos de hoje é uma receita italiana, de bolo de amêndoas, servida em Nápoles, em 1478. Acredita-se também que tenha sido a Itália a precursora na arte de bolos decorados.
Com o advento dos banquetes luxuosos e exuberantes da época renascentista, os bolos passaram a ser a atração principal, principalmente no que se refere à decoração. Depois, os bolos passaram a ser glaciados com açúcar, polvilhados com frutas cristalizadas, amêndoas trituradas e enfeitados com raminhos de alecrim.
O ano de 1800 foi de certa forma considerado o auge dos bolos. Pudemos encontrar 101 tipos, entre eles o "Bolo Espuma", que foi o primeiro bolo no qual foi empregado o uso do creme, mas teve muita dificuldade em ser aceito por causa de sua diferente textura, não habitual para a época.
Durante o reinado da rainha Vitória na Inglaterra, os bolos eram enormes, chegando a pesar mais de 100 quilos e ter uma altura maior que dois metros.
Os bolos, então, passaram a ser divididos em diversas camadas e recheados por uma variedade de cremes.
Desde então, vários tipos de bolos foram surgindo, até chegar aos dias de hoje com infinitas variações de tamanhos, recheios e coberturas.
Fontes:
História da Culinária
De Caçador a Gourmet (Ariovaldo Franco)
Blog A arte de confeitar

Apresentação

É com muito prazer que apresento a vocês meu blog. Nele vocês irão encontrar curiosidades sobre a confeitaria, história de alguns alimentos, novidades no mundo gastronômico e é claro, minhas criações. Apresentarei tortas e bolos deliciosos.
Espero que possamos compartilhar muitas doçuras juntos! Divirtam-se!